sábado, 25 de dezembro de 2010

Cais - Um Gosto de Sol - Que Bom Amigo - Outro Cais

 
Hoje pesquisando sobre a música Que Bom Amigo, do disco Clube da Esquina 2 (1978) do Milton Nascimento (ver abaixo), encontrei uma postagem no blog Sobre a Canção, de Túlio Villaça, com informações bem interessantes (confira aqui) a respeito do tema musical presente nessa canção e que também encerra Cais e Um Gosto de Sol (também postadas aqui) no disco Clube da Esquina (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges. A primeira vez que ouvi esse tema, no entanto, foi na gravação de Cais da Elis Regina em seu álbum Elis de 1972 (aqui coloquei o vídeo do programa MPB Especial, de 1973, em que a cantora é acompanhada ao piano por Cesar Camargo Mariano). O tema também aparece no finalzinho de Outro Cais, participação da baixinha no disco Os Borges, de 1980 (também apresentada abaixo).

Cais
Milton Nascimento / Ronaldo Bastos

Para quem quer se soltar invento o cais
Invento mais que a solidão me dá
Invento lua nova a clarear
Invento o amor e sei a dor de me lançar
Eu queria ser feliz
Invento o mar
Invento em mim o sonhador
Para quem quer me seguir eu quero mais
Tenho o caminho do que sempre quis
E um saveiro pronto pra partir
Invento o cais
E sei a vez de me lançar

Cais: aúdio e vídeo com Milton Nascimento (no vídeo Milton toca o tema no teclado!!!) e vídeo com Elis Regina.








Um Gosto de Sol
Milton Nascimento / Ronaldo Bastos

Alguém que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou os sonhos que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma pêra se esquece
Dormindo numa fruteira
Como adormece o rio
Sonhando na carne da pêra
O sol na sombra se esquece
Dormindo numa cadeira

Alguém sorriu de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou o riso que eu tinha
E esqueci entre os dentes
Como uma pêra se esquece
Sonhando numa fruteira

Áudio Um Gosto de Sol com Milton Nascimento




Que Bom Amigo
Milton Nascimento

Que bom, amigo
Poder saber outra vez que estás comigo
Dizer com certeza outra vez a palavra amigo
Se bem que isso nunca deixou de ser

Que bom, amigo
Poder dizer o teu nome a toda hora
A toda gente
Sentir que tu sabes
Que estou pro que der contigo
Se bem que isso nunca deixou de ser

Que bom, amigo
Saber que na minha porta
A qualquer hora
Uma daquelas pessoas que a gente espera
Que chega trazendo a vida
Será você
Sem preocupação

Áudio Que Bom Amigo com Milton Nascimento




Outro Cais
Marilton Borges / Duca Leal

Me atraiu o teu encanto
Respirei o teu ar
Te arranquei do teu cais
Me lancei no teu mar
Te cobri com meu manto
Descansei nestas ondas
Misturamos nosso sangue
Juntos fomos dançar

Áudio Outro Cais com Elis Regina

Nenhum comentário: