quinta-feira, 19 de maio de 2011

Do Pilar (Do Pilá)


O compositor maceioense José Luis Rodrigues Calazans, mais conhecido como Jararaca, formava uma famosa dupla musical e humorística com Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, desde os anos de 1920 até o início da década de 70; saiba mais sobre a dupla aqui. A música desta postagem chama-se Do Pilar (ou Do Pilá), uma cidade próxima de Maceió. A gravação mais antiga dessa composição é de 1948, um 78rpm de Jararaca, Augusto Calheiros e Zé do Bambo, e os três dividem a autoria (nem sempre creditada aos dois últimos). Já a versão apresentada aqui é de Renato Braz, lançada em seu disco História Antiga, de 1998, que conta com a participação de Dori Caymmi (violão e arranjo), Sizão Machado (baixo fretless), Teco Cardoso (flautas de bambu, de madeira e em sol) e Bré (pandeiro, queixada, caxixi e efeitos).    
Do Pilar (Do Pilá)
Jararaca, Augusto Calheiros e Zé do Bambo

Inda ontem vim de lá do Pilá
Já tô com vontade de ir por aí...

Encontrei Mané Vieira
No caminho de Santa Rita
Uma viola no peito
Que braço só era fita

Eita!
A estrela d'alva é tão bonita!

Indo eu fazê coivara
Comendo mé com beiju
Sartô-me um surucucu
Picô-me o pé e correu

Eita!
Ai, Jesus, que me mordeu!

Inda ontem vim de lá do Pilá
Já tô com vontade de ir por aí...

No caminho do sertão
Uma onça me roncô
Fugiu-me o sangue nas veia
E o coração palpitô

Eita!
Ai, meu deus, pra donde eu vô?!

Inda ontem vim de lá do Pilá
Já tô com vontade de ir por aí...

Áudio Renato Braz

Nenhum comentário: