segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Súplica - O Poder da Criação - Minha Missão (Triologia do Alumbramento)



A parceria entre João Nogueira e Paulo César Pinheiro rendeu muitos e ótimos frutos. Dentre eles destaco nesta postagem a Triologia do Alumbramento, composta das músicas Súplica, O Poder da Criação e Minha Missão.


Todas as três canções foram gravadas por João Nogueira na virada dos anos 70 e 80, respectivamente nos álbuns Clube do Samba (1979), Boca do Povo (1980) e O Homem dos Quarenta (1982).


Súplica
João Nogueira / Paulo César Pinheiro

O corpo a morte leva
A voz some na brisa
A dor sobe pras trevas
O nome a obra imortaliza
A morte benze o espírito
A brisa traz a música
Que na vida é sempre a luz mais forte
Ilumina a gente além da morte.

Venha a mim, óh, música
Vem no ar
Ouve de onde estás a minha súplica
Que eu bem sei talvez não seja a única
Venha a mim, oh, música
Vem secar do povo as lágrimas
Que todos já sofrem demais
E ajuda o mundo a viver em paz.

Vídeo João Nogueira





O Poder da Criação
João Nogueira / Paulo César Pinheiro

Não, ninguem faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração

Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
É, faz pensar que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Vem no meio da noite
Ou no claro do dia
Chega a nos angustiar

E o poeta se deixa levar por essa magia
E o verso vem vindo
E vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar...
Lalalaiá, laiá, lalaiá...

Áudio João Nogueira




Minha Missão
João Nogueira / Paulo César Pinheiro

Quando eu canto
É para aliviar meu pranto
E o pranto de quem já tanto sofreu.
Quando eu canto
Estou sentindo a luz de um santo
Estou ajoelhando aos pés de Deus.

Canto para anunciar o dia
Canto para amenizar a noite
Canto pra denunciar o açoite
Canto também contra a tirania

Canto porque numa melodia
Acendo no coração do povo
A esperança de um mundo novo
E a luta para se viver em paz.

Do Poder da Criação
Sou continuação
E quero agradecer
Foi ouvida minha Súplica
Mensageiro sou da música.

O meu canto é uma Missão
Tem força de oração
E eu cumpro o meu dever
Aos que vivem a chorar
Eu vivo pra cantar
E canto pra viver

Quando eu canto a morte me percorre
E eu solto um canto da garganta
Que a cigarra quando canta morre
E a madeira quando morre, canta.

Vídeo João Nogueira




Áudio João Nogueira: Triologia do Alumbramento

Nenhum comentário: