terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vivo Sonhando (Dreamer) - Sabiá - Saudade do Brasil



Acabei de ver no Google que hoje é aniversário do Tom Jobim: 84 anos se estivesse vivo. Como tô numa fase muito sonhadora escolhi postar Vivo Sonhando (ou Dreamer na versão em inglês). Ouvindo o início da versão instrumental do Tom (postada abaixo) me lembrei do final instrumental da música Sabiá ("vou voltar, sei que ainda vou voltar....") que a Elis gravou (também presente neste aqui, vale a pena conferir). Parece que é uma citação e, se for, tem tudo a ver: "você não vindo, não vindo a vida tem fim..." E, finalmente, lembrando que a gravação da Elis está no seu disco Saudade do Brasil, segue o tema instrumental homônimo do Tom em seu disco Urubu: saudade do Brasil, saudade do Tom.


Vivo Sonhando
Tom Jobim

Vivo sonhando, sonhando mil horas sem fim
Tempo em que vou perguntando se gostas de mim
Tempo de falar em estrelas, falar de um mar, de um céu assim
Falar do bem que se tem mas você não vem, não vem
Você não vindo, não vindo a vida tem fim
Gente que passa sorrindo zombando de mim
E eu a falar em estrelas, mar, amor, luar
Pobre de mim que só sei te amar

Dreamer (Vivo Sonhando)
Tom Jobim - versão de Gene Lees

Why are my eyes always full of this vision of you
Why do I dream silly dreams that I fear won't come true
I long to show you the stars
Caught in the dark of the sea
I long to speak of my love but you don't come to me
So I go on asking if maybe one day you'll care
I tell my sad little dreams to the soft evening air
I am quite hopeless it seems, two things I know how to do
One is to dream
Two is loving you

Áudio Tom Jobim (instrumental), Dick Farney e Sarah Vaughan











Sabiá
Tom Jobim e Chico Buarque

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De um palmeira
Que já não há
Colher a flor
Que já não dá
E algum amor
Talvez possa espantar
As noites que eu não queira
E anunciar o dia

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder
Fiz de tudo e nada
De te esquecer

Áudio Elis Regina





Saudade do Brasil
Tom Jobim
instrumental

Áudio Tom Jobim


Nenhum comentário: