quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dezesseis Toneladas - Sixteen Tons


Uns amigos meus comentaram que gostam muito do grupo paulistano Funk Como Le Gusta, que eu precisava ouvir, e então corri atrás nos youtubes da vida. O primeiro resultado na busca foi este: um samba funk com o título 16 Toneladas, que já conhecia mas não sabia que era do grupo, e realmente é muuuito bom, como pode ser conferido na transcrição da letra e no áudio postados abaixo.


Dezesseis Toneladas
Merle Travis / versão: Roberto Neves

Sente este samba quente
Que é muito legal
É super pra frente
É bem genial

Embalo como este
Só quem vai curtir
Quem não se machucar
Quando deixar cair

Por isso vem, vem
Embale na nossa
Este balanço
Tira qualquer um da fossa
Ele é um barato e é da pesada
Esse é o famoso 16 toneladas

Eu bolei o ano inteiro
Este samba pra frente
É gostoso paca
É um samba decente

Segure esta conversa
Segure a jogada
Quem não gosta de samba
Não gosta de nada

E é curtição
No samba empolgado
É o meu timão
Num estádio lotado
Turma da pesada
Que segura a parada
Esse é o famoso 16 toneladas

Sente este samba quente
Que é muito legal
É super pra frente
É bem genial

Embalo como este
Só quem vai curtir
Quem não se machucar
Quando deixar cair

Por isso, vem, vem
Embale na nossa
Este balanço
Tira qualquer um da fossa
Ele é um barato e é da pesada
Esse é o famoso 16 toneladas

Eu já dei o meu recado
Agora vou me mandar
Vou refrescar a cuca
Pra poder incrementar
A mente está cansada
E só da confusão
Onda de pirado
Deixa a gente na mão

Por isso vem, vem
Quem vai me encontrar
Agora estou na minha
Pois estou devagar
Já disse o que queria a toda rapaziada
Ai, oh ... é o 16 toneladas

Áudio Funk Como Le Gusta




 

Acontece que pesquisando mais um pouco sobre a música descobri dois fatos interessantes. Primeiro, ela é regravação de um hit de 1971 de um cantor que também não conhecia: Noriel Vilela, já falecido, integrante do grupo Cantores de Ébano nos anos 60. A gravação é ótima, realmente precursora, e o pessoal do Funk Como Le Gusta com certeza se inspirou nela, imitando até mesmo a voz grave (baixo profundo) de Noriel (ouça a gravação abaixo).

Áudio Noriel Vilela





Já o segundo fato que me interessou foi saber que a música é uma versão de Sixteen Tons, um clássico da música country americana da década de 40, escrita e interpretada por Merle Travis (mas há controvérsias sobre a autoria). 16 Tons é uma canção de protesto contra as condições de trabalho impostas aos mineiros de carvão e o autor se inspirou na experiência de seu pai. Na letra aparece o sentido das 16 toneladas (nonsense na versão em português): "I loaded sixteen tons of number nine coal"... "Eu carreguei 16 toneladas... de carvão!" Confira mais a respeito do contexto da letra original aqui e aqui.  A letra em inglês está transcrita abaixo e há também um vídeo com Merle Travis.

Sixteen Tons
Merle Travis

Some people say a man is made outta mud.
But, a poor man's made outta muscle and blood.
Muscle and blood and skin and bones.
With a mind that's weak and a back that's strong.

You load sixteen tons what do you get?
You get another day older and deeper in debt.
Saint Peter don't you call me 'cause I can't go.
I owe my soul to the company store.

Well, I was born one mornin' when the sun didn't shine.
I picked up my shovel and I walked to the mine.
I loaded sixteen tons of number nine coal.
And the straw boss said "Well, bless my soul,

"He loaded sixteen tons and what do you get?
Another day older and deeper in debt.
Saint Peter don't you call me 'cause I can't go.
I owe my soul to the company store."

Well, I was born one mornin', it was drizzlin' rain.
Fightin' and trouble are my middle name.
Rain aised in the canebrake by an ol' mama lion.
Ain't no-a high-toned woman make me walk the line.

You load sixteen tons and what do you get?
You get another day older and deeper in debt.
Saint Peter don't you call me 'cause I can't go.
I owe my soul to the company store.

Well, If you see me comin', you better step aside.
A lotta men didn't, and a lotta men died.
One fist of iron and the other one of steel,
If the right one don't get you, then the left one will.

You load sixteen tons and what do you get?
You get another day older and deeper in debt.
Saint Peter don't you call me 'cause I can't go.
I owe my soul to the company store.

Vídeo Merle Travis





 
Outra gravação de Sixteen Tons que fez muito sucesso nos anos 50 é a de Tennessee Ernie Ford, cujo vídeo também foi postado abaixo. Nela já há uma aproximação, musicalmente falando, com a versão de Noriel e do Funk Como Le Gusta, principalmente o arranjo - creditado a Jack Fascinato, diretor musical de Ford - com instrumento de sopro, no caso, o clarinete.

É preciso dar crédito (vários sites não o fazem) ao autor da versão em português cantada por Noriel, um tal de Roberto Neves, a respeito do qual não encontrei nada por enquanto.

Enfim, essa viagem musical toda me fez lembrar os conceitos de Paul Zumthor: movência e nomadismo, de como o signo canção é suscetível a alterações e como seu sentido e formato mudam nas curvas do espaço-tempo!...

Vídeo Tennessee Ernie Ford

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico.
Seu post é um serviço à sociedade.
Obrigado.