terça-feira, 19 de abril de 2011

Brasileirinho - Doce Melodia - Apanhei-te Cavaquinho - Tico-Tico no Fubá - Dinorah - Urubu Malandro


Esta postagem traz Ademilde Fonseca e Waldir Azevedo, acompanhados pelo Regional do Caçulinha, apresentando um pot-pourri de choros.

Brasileirinho
Waldir Azevedo e Pereira da Costa

O brasileiro quando é do choro
É entusiasmado quando cai no samba,
Não fica abafado e é um desacato
Quando chega no salão.
Não há quem possa resistir
Quando o chorinho brasileiro faz sentir,
Ainda mais de cavaquinho,
Com um pandeiro e um violão
Na marcação.
Brasileirinho chegou e a todos encantou,
Fez todo mundo dançar
A noite inteira no terreiro
Até o sol raiar.
E quando o baile terminou
A turma não se conformou:
Brasileirinho abafou!
Até o velho que já estava encostado
Neste dia se acabou!
Para falar a verdade, estava conversando
Com alguém de respeito
E ao ouvir o grande choro
Eu dei logo um jeito e deixei o camarada
Falando sozinho. Gostei, pulei,
Dancei, pisei até me acabei
E nunca mais esquecerei o tal chorinho
Brasileirinho!

Doce Melodia
Abel Ferreira e Luis Antônio

Fiu firiu fiu
A buzina tocou
E eu corri para ver o portão
Fiu firiu fiu
Cadillac encostou mesmo na contramão
Eu entrei só pra ver
Porque o rapaz insistiu
Fiu firiu fiu
Lá na esquina da rua o carro sumiu
Fui até ao Joá
Que é tão bom
E amei ao luar
Na areia do Leblon
Fiu firiu fiu
Quando às quatro
Eu voltei
O leiteiro me olhou
E sorriu sem querer
Fiu firiu fiu
E daquela buzina não posso esquecer

Apanhei-te Cavaquinho 
Ernesto Nazareth e Darci de Oliveira

Ainda me lembro do meu tempo de criança
Quando entrava numa dança
Toda cheia de esperança
De chinelo e de trança
Com o Mané e o Zé da França
Nunca tive a lembrança de rever esse chorinho
E hoje ouvindo neste choro a voz do pinho
Relembrando o bom tempinho
Da mamãe e do maninho
Hoje sou ave sem ninho
Sem família e sem carinho
Mas sou bem feliz ouvindo
O Apanhei-te, Cavaquinho!
Hoje cantando o Apanhei-te, Cavaquinho
Fico louca, fico quente
Fico como um passarinho
Sinto vontade de cantar a vida inteira
Ah! Essa vida eu levo de qualquer maneira
Ouvindo a flauta, o cavaquinho e o violão
Eu sinto que o meu coração
Tem a cadência de um pandeiro
Esqueço tudo e vou cantando o ano inteiro
Esse chorinho que é muito brasileiro

Tico-Tico no Fubá 
Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros

Um tico-tico só,
Um tico-tico lá,
Está comendo,
Todo, todo meu fubá.
Olhe, Seu Nicolau,
Que o meu fubá se vai,
Pego no meu pica-pau,
E o tiro sai.
Então eu tenho pena,
Do susto que levou,
E uma cuia cheia,
De fubá eu dou.
Alegre já,
Voando e piando,
Meu fubá, meu fubá,
Saltando de lá pra cá.
Houve um dia porém,
Que ele não voltou,
E seu gostoso fubá,
O vento levou.
Triste fiquei,
Quase chorei,
Mas então vi
Logo depois,
Já não era um,
E sim já dois.
Quero contar baixinho,
A vida dos dois,
Tiveram ninho,
E filhinhos depois.
Todos agora,
Pulam ali,
Saltam aqui,
Comendo sempre o fubá,
Saltando de lá para cá...

Dinorah
Benedito Lacerda e José Ferreira Ramos

Aquela tatuagem que ele tem,
No braço esquerdo, duas letras entrelaçadas,
É o nome de alguém que ele quis,
Ele quis eu sei que quis,
Ele quis, mas já não quer,
E é até pede às pessoas amigas,
Que deixe de lado dessa linda mulher.
Se você pensa que alguém já não fez,
Essa pergunta que você me fez,
Mas aquelas duas letras,
São o resultado do amor que ele teve,
Com a Dinorah.
Essa pergunta que me fez sofrer,
Que me fez padecer, que me fez soluçar,
É o nome da musa,
Que o fez definhar....

Urubu Malandro
Louro e João de Barro

Urubu veio de cima
Com fama de dançador
Urubu chegou na sala
Tirou dama e não dançou
Ora, dança urubu
- Eu, não senhor
Tira a dama, urubu
- Eu sou doutor
Urubu chegou de fraque
Cartola e calça listrada
Urubu deixa de prosa
Vem cair na batucada
Urubu perdeu a fama
E se desmoralizou
Apanhou a melhor dama
Foi dançar e encabulou

Vídeo Ademilde Fonseca, Waldir Azevedo & Regional do Caçulinha

Nenhum comentário: