domingo, 14 de agosto de 2011

Chiclete Com Banana





A música Jack Soul Brasileiro, de Lenine, postada ontem, apresenta vários intertextos, como bem observou a poeta e cronista Regina Carvalho. Vou apresentar aqui os que eu conseguir identificar. Eis o primeiro, Chiclete com Banana, de Gordurinha e Almira Castilho (encontrei esta observação no site do IMMUB: "Segundo declara Almira Castilho no livro Jackson do Pandeiro: O Rei do Ritmo [de Fernando Moura e Antônio Vicente, Ed. 34], há parceria de Jackson do Pandeiro nesta música, sendo a criação dos três, mas só dois poderiam assinar").  Almira,  esposa de Jackson do Pandeiro nas décadas de 50 e 60, era cantora, dançarina, atriz de rádio e cinema, e apresentava-se junto com o marido. Chiclete com Banana foi gravada por Jackson em 1959. Nesta postagem exibimos sua apresentação em um programa de TV no início doa anos 80, pouco antes da morte do cantor. 

Chiclete Com Banana
Gordurinha e Almira Castilho

Eu só ponho be-bop
No meu samba
Quando Tio Sam pegar o tamborim
Quando ele pegar no pandeiro
E no zabumba
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chicletes eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop

Quero ver a grande confusão
É o samba-rock, meu irmão

Mas em compensação
Eu quero ver um boogie-woogie
De pandeiro e violão
Eu quero ver o Tio Sam
De frigideira
Numa batucada brasileira

Vídeo Jackson do Pandeiro

Nenhum comentário: