quinta-feira, 21 de julho de 2011

Emissário de um Rei Desconhecido

Fernando Pessoa e os heterônimos por Costa Pinheiro

A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro (voz) e Toninho Horta (violões) interpretam Emissário de um Rei Desconhecido, poema de Fernando Pessoa que Milton Nascimento musicou para o projeto A Música em Pessoa, LP lançado em 1985 com poemas do autor português transformados em canções por Tom Jobim, Edu Lobo, Sueli Costa, Dori Caymmi, Arrigo Barnabé, dentre outros, além do Bituca.

Emissário de um Rei Desconhecido
(Passos da Cruz XIII)
Poema de Fernando Pessoa musicado por Milton Nascimento

Emissário de um Rei desconhecido,
Eu cumpro informes instruções de além,
E as bruscas frases que aos meus lábios vêm
Soam-me a um outro e anômalo sentido...

Inconscientemente me divido
Entre mim e a missão que o meu ser tem,
E a glória do meu Rei dá-me desdém
Por este humano povo entre quem lido...

Não sei se existe o Rei que me mandou.
Minha missão será eu a esquecer,
Meu orgulho o deserto em que em mim estou...

Mas ah, Eu sinto-me altas tradições
De antes de tempo e espaço e vida e ser...
Já viram Deus as minhas sensações...

Áudio Eugénia Melo e Castro e Toninho Horta (também aqui)

Nenhum comentário: