sexta-feira, 18 de março de 2011

A Batucada dos Nossos Tantãs - Batucada - Do Jeito Que o Rei Mandou - Re: Batucada



Dica quente da Scheyla Tyzatto: a transa do samba com o hip-hop na Batucada - e Re: Batucada - de Marcelo D2!


A Batucada dos Nossos Tantãs
Sereno, Adilson Gavião e Robson Guimarães

Samba, a gente não perde o prazer de cantar
E fazem de tudo pra silenciar
A batucada dos nossos tantãs
No seu ecoar, o samba se refez
Seu canto se faz reluzir
Podemos sorrir outra vez

Samba, eterno delírio do compositor
Que nasce da alma, sem pele, sem cor
Com simplicidade, não sendo vulgar
Fazendo da nossa alegria, seu habitat natural
O samba floresce do fundo do nosso quintal

[trecho omitido na versão de Marcelo D2]
Este samba é pra você
Que vive a falar, a criticar
Querendo esnobar, querendo acabar
Com a nossa cultura popular
É bonito de se ver
O samba correr, pro lado de lá

[trecho citado no final da versão de Marcelo D2]
Fronteira não há, pra nos impedir
Você não samba mas tem que aplaudir

Batucada
Marcelo D2, Rodrigo Nuts e Zé Gonzales

Do fundo do meu quintal
Faço esse som pra você
Duas vitrolas, vinil e uma SP
Estilo variado fazendo a estrutura balançar
Cantando rap samba láiá láiá láiá
Deixo a temperatura do recinto quente
Com o microfone na mão
Abalando tudo pela frente
Eu entro no samba com meu hip-hop
Ê, DJ
Não precisa presta atenção no que eu to dizendo
Não tenho o que rimar
Eu mando um remendo
Agora lembrei de uma boa que rima com samba
Eu sou da nova geração e
Minha ginga é de bamba
Mas sempre influenciado pela velha guarda
Veio do fundo do quintal essa parada
Fronteira não há para nos dividir*
Você não samba, mas vai ter que aplaudir*


* citação de A Batucada de Nossos Tantãs 

Vídeo Marcelo D2



Vídeo Grupo Fundo de Quintal e Inimigos da HP interpretam 'A Batucada dos Nossos Tantãs'




Do Jeito Que o Rei Mandou
João Nogueira e Zé Catimba

Sorria!
Meu bloco vem bem, descendo a cidade
Vai haver carnaval de verdade
O samba não se acabou

Sorria!
Que o samba mata a tristeza da gente
Quero ver o meu povo contente
Do jeito que o rei mandou

[trecho citado mais adiante na versão de Marcelo D2]
Bate lata, bate surdo
Agogô e tamborim
[trecho omitido na versão de Marcelo D2]
Bate fundo no meu peito
Um amor que não tem fim
E pra não cair da escada
Bate o prego, meu senhor
Bate o pé, mas bate tudo
Do jeito que o rei mandou

Re: Batucada
Marcelo D2

O rei mandou a gente se ajudar
O rei mandou o povo se agilizar
O rei mandou a gente olhar pra frente
Na verdade o parceiro rei tá dentro da mente

Partideiro indigesto eu sou e sei que sou
A procura da batida eu vou e vou que vou
O flagrante tá na mente acabou acabou
Fecha a conta e passa a régua que eu tô que tô

Muito respeito aos arquitetos da música brasileira
Os verdadeiro é aqueles que nunca tão de bobeira
Que no quintal ou na escola o samba é de primeira
Poeta operário de segunda a segunda-feira

Tá na hora de bater essa parada
Da mesa ser virada
Se bora com a conversa fiada
Bate forte no meu peito
Do jeito que não tem fim
Bate surdo agogô pandeiro e tamborim#

Sorria...

Então checa prá cá que o bloco chegou
O samba não se acabou
Não adianta reclamar que não tem caô
O que passou passou

Um carnaval diferente foi o que o rei mandou
E é nesse que eu vou
E nem importa qual direção que eu tô

Produto nacional de exportação do bom
Identidade nacional só prá quem tem o dom
Vacilou sambou literalmente na parada
Essa é pra deixar qualquer cadeira quebrada
Quem diz que o povo esquece facilmente
Te engana novamente
Não quer que você olhe pra frente
Força e coragem prá enfrentar tudo o que vem
Diz que tem
Diz que tem
Diz que tem também

Sorria....

Muito respeito aos verdadeiros arquitetos da música brasileira
Comigo:
Eu digo Chico Science (Chico Science)
Eu digo Cartola (Cartola)
Eu digo Jovelina (Jovelina)
Eu digo Tom Jobim (Tom Jobim)
Eu digo Sabotagem (Sabotagem)*
Eu digo Candeia (Candeia)
Eu digo João Nogueira (João Nogueira)**
Eu digo a Dona Neuma (Dona Neuma)**
Eu digo Pixinguinha (Pixinguinha)*
Tim Maia (Meu Amigo)

Feito no Rio, feito no Rio de Janeiro

# citação (aproximada) de  Do Jeito Que o Rei Mandou
*citado na versão do Acústico MTV
**citado na versão do CD À Procura da Batida Perfeita

Áudio Marcelo D2



Áudio João Nogueira interpreta ‘Do Jeito Que o Rei Mandou’

Nenhum comentário: